Reprodução
Material, elaborado pela Assessoria de Comunicação Social do deputado estadual Edmir Chedid, está disponível no Boletim Eletrônico.
O deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) elaborou artigo que trata sobre o trabalho que desenvolve junto à ALESP e ao Governo do Estado pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. No texto, ele destaca matéria da revista ISTOÉ que aponta o aumento no índice de homicídios entre os que possuem de 10 a 14 anos de idade. Os dados constam de estudo dos pesquisadores Marco Antônio Couto Marinho e Luciana Andrade, da PUC Minas, publicado pela ISTOÉ.
Na matéria, assinada por Michel Alecrim e Solange Azevedo, estão dados alarmantes da taxa de homicídios, que entre 1999 e 2009 cresceu 39% no país. Pela primeira vez na história, segundo a publicação, o percentual foi maior se comparado ao das idades consideradas de maior vulnerabilidade, entre 15 e 19 anos, que ficou em 18,5% no mesmo período. “Os dados apontados na publicação de ISTOÉ foram suficientes para provocar uma série de reações na comunidade”, disse Edmir Chedid.
Segundo o parlamentar, o avanço da violência e deste tipo de crime acomete a cada dia mais os que estão na faixa etária entre 10 e 14 anos. “Nos últimos dias, por exemplo, recebi e-mails e telefonemas de representantes da comunidade e de lideranças políticas pedindo a intervenção junto ao Poder Executivo para que São Paulo não figure entre os que possuem índices alarmantes de homicídios, como Bahia (em primeiro lugar no nordeste) e Espírito Santo (em primeiro lugar no país)”, afirmou.
A publicação mostrou que os homicídios não resultam apenas da atuação dos maníacos sexuais, mas em decorrência do avanço das atividades dos narcotraficantes e da violência policial. Por serem inexperientes, as crianças e os jovens acabam se expondo de maneira frequente às situações que resultam em homicídios. A publicação mostra o relato de familiares de vítimas e o triste retrato de um país que encontra no combate a este tipo de crime mais um grande desafio a ser enfrentado e vencido.
“Em meu quinto mandato tenho me esforçado para demonstrar à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado, seja por intermédio de indicações, emendas – como a que pedia a proibição de venda e de porte de bebida alcoólica aos menores de idade em locais públicos – e requerimentos, ou pela minha atuação em municípios, a importância de se investir em segurança pública e em ações educativas, que, em minha opinião, poderão ser o diferencial nesta luta pelas crianças e jovens”, finalizou.
Disque 100
Para colaborar com o trabalho desenvolvido em nível estadual e federal, Edmir Chedid lançou uma campanha em seu Boletim Eletrônico semanal sobre o serviço Disque 100 disponibilizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (a ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer telefone). “No entanto, as denúncias sobre violência e maus tratos contra crianças e adolescentes também podem ser feitas à Polícia Militar pelo telefone 190”, concluiu Edmir Chedid.
Disque 100 | Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP