Parlamentar expõe insatisfação com operadoras de TV por Assinatura

Compartilhar

ALESP



Deputado estadual Edmir Chedid pede explicações das empresas durante reunião da CPI da TV por Assinatura na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


 


O deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) expôs nesta quarta-feira, 21, a insatisfação dos consumidores em relação aos benefícios oferecidos pelas empresas concessionárias do serviço de TV por assinatura no Estado de São Paulo. Investigadas por CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instituída pela Assembleia Legislativa em decorrência de supostas irregularidades relacionadas aos problemas de distribuição de sinal e as reclamações de consumidores, estas empresas prestaram pela primeira vez depoimento aos parlamentares paulistas.


A reunião, realizada no Plenário José Bonifácio, contou com a participação do presidente da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), Alexandre Annenberg Netto, do diretor jurídico da NET, André Müller Borges, e dos diretores da Sky, Ricardo Lagrega Siqueira (Jurídico) e Humberto Filho (Atendimento). Na pauta, o atraso no atendimento oferecido pelas empresas concessionárias, a disparidade das informações prestadas por atendentes de Call Centers, a fidelização e a interrupções dos serviços e a falta de fornecimento de cópia de contrato.


De acordo com Edmir Chedid, os representantes da NET e Sky informaram que as empresas têm como política atender com rapidez e precisão e que sempre buscam aprimorar a relação com seus consumidores num mercado cada vez mais competitivo. “Considero que a participação destes representantes aqui na ALESP tenha sido válida para esclarecer parte das dúvidas que apresentamos. Afinal, eles apenas explicaram a maneira como conduzem suas relações com o cliente. E, ainda, como acreditam estar prestando os serviços de qualidade à população”, comentou.


No entanto, o parlamentar garantiu que NET e Sky não conseguiram detalhar à CPI da TV por Assinatura as falhas relatadas no atendimento aos consumidores e os procedimentos adequados àqueles que desejam romper seus contratos de prestação de serviços. “Eles também não souberam informar qual é o procedimento adequado para o consumidor que deseja cancelar uma promoção ou simplesmente encerrar seu contrato. Temos o relato de muitos consumidores que não conseguem realizar estes procedimentos, que supostamente deveriam ser simples”, completou.


A cobertura oferecida pelas empresas concessionárias também recebeu uma série de críticas dos parlamentares que integram a CPI. Para Edmir Chedid, é preciso que os serviços sejam disponibilizados em sua totalidade aos municípios do interior, sem privilégios às áreas que possuem maior infraestrutura. “Estas empresas detêm a concessão e, por isso, precisam oferecer seus serviços para toda a comunidade. Mas, sabemos que, em alguns casos, somente áreas que possuem infraestrutura pronta recebem o sinal das TVs por Assinatura”, destacou.


O deputado estadual Edmir Chedid concluiu dizendo que o Ministério Público e o Governo Federal, que possui competência para fiscalizar e promover alterações nas concessões vigentes no país, receberão em 60 dias relatório com as considerações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


Áudio


 


 


Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?