O deputado Edmir Chedid esteve reunido na última quinta-feira, 28, com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Dr. José Goldemberg e com o Presidente da CETESB, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental, Dr. Rubens Lara. Na pauta da reunião, que foi solicitada pelo parlamentar, tratativas quanto à agilização do processo de ampliação do aterro sanitário de Bragança Paulista.
Segundo o secretário Goldemberg, a EMBRALIXO entregou o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), que é exigido por lei para abertura do processo, no mês de agosto e a Secretaria encaminhou esse estudo para os setores competentes dentro do sistema de meio ambiente, como o DEPRN -Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais do Estado de São Paulo e CETESB. No momento, a Secretaria aguarda a devolução dessa documentação, devidamente analisada, para que o DAIA – Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental possa emitir um parecer final, que será remetido ao CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente, o órgão responsável pela realização da audiência pública, que deverá acontecer em meados do mês de dezembro, uma vez que o mês de novembro está totalmente tomado pelas audiências do Rodoanel, a pedido do governador Geraldo Alckmin.
O secretário informou ainda, que, quando assumiu a pasta do Meio Ambiente, a tramitação de um EIA-RIMA estendia-se pelo período de aproximadamente um ano, mas que na sua gestão, essa mesma tramitação não chega a cinco meses; e prontificou-se a solicitar junto à Secretaria Executiva do CONSEMA, que a audiência pública para ampliação do aterro de Bragança Paulista seja marcada o mais rápido possível.
O presidente da CETESB, Dr. Rubens Lara, bem como o secretário Dr. Goldemberg, colocaram-se à disposição para dirimir quaisquer dúvidas que ainda possam surgir, assim como se comprometeram a acelerar o procedimento de tramitação dentro do que for possível, embora tenham advertido que poderão surgir informações complementares, resultantes das análises que estão sendo feitas.
O deputado Edmir Chedid declarou que a reunião foi muito positiva, esclarecedora e que muito em breve, não só a população bragantina, mas toda a vizinhança poderá contar com um importante benefício, uma vez que a certificação final que autoriza a ampliação do aterro, atendendo ao respeito ambiental, exige uma contrapartida de compensação e conservação ambiental, que interessa a todos.