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Trecho Norte terá 43,86 km de extensão e passará ao sul do Parque Estadual da Cantareira, evitando a área de preservação ambiental.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid, reafirmou que a Assembleia Legislativa será responsável pela análise dos contratos firmados entre Estado e União e pela fiscalização das obras relacionadas ao Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas. Nesta terça-feira, 12, o parlamentar participou da assinatura do Termo de Compromisso, promovida no Palácio dos Bandeirantes, que permitirá a liberação de R$ R$ 1,7 bilhão de recursos financeiros da União para as obras. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da presidenta Dilma Rousseff (PT).
O Termo de Compromisso foi firmado entre o Ministério dos Transportes, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a Secretaria de Estado de Logística e Transportes e a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.). O custo estimado do empreendimento é de R$ 6,51 bilhões. Deste total, R$ 2,79 bilhões serão empregados por meio de recursos próprios do Governo do Estado de São Paulo, R$ 2 bilhões de financiamento do Poder Executivo Estadual junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e R$ 1,72 bilhão da União. As obras e a construção do trecho terão início no primeiro trimestre de 2012.
“A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vai continuar exercendo seu papel fiscalizador para que as obras sejam realizadas de forma transparente, com a devida atenção e respeito aos recursos financeiros e à maneira como serão aplicados, e, ainda, à qualidade dos serviços conforme determinará o projeto inicial elaborado em São Paulo. Afinal, não podemos nos esquecer que esta obra interligará o maior aeroporto do país (Cumbica) ao maior porto da América do Sul (Porto de Santos). O prazo de conclusão é de 32 meses”, comentou o deputado estadual Edmir Chedid.
Na ocasião, o parlamentar lembrou que o Trecho Norte beneficiará diretamente os municípios localizados no traçado da BR-381 (Rod. Fernão Dias), como Atibaia, Joanópolis, Bragança Paulista e Vargem. “Esta será a maior estrutura viária do país e irá oferecer aos municípios da região Bragantina acesso direto às principais rodovias paulistas, como as do sistema Anhanguera/Bandeirantes, Anchieta/Imigrantes, Castelo Branco/Raposo Tavares, com mais conforto e segurança, além da redução do tempo de viagem, fato que também considero um benefício aos agricultores que terão uma alternativa para o escoamento da produção”, disse.
O Trecho Norte terá 43,86 km de extensão e passará ao sul do Parque Estadual da Cantareira, evitando a área de preservação ambiental, protegendo as nascentes, reduzindo ao máximo o impacto ambiental. Em nenhum momento o traçado atingirá o Parque da Cantareira, passando sob a reserva por meio de túneis. No total, serão sete túneis, com 6,618 km (pista interna) e com 6,470 km (pista externa). Além dos túneis, o trecho terá 111 obras de arte estruturais. A estimativa é que o Trecho Norte tenha tráfego diário de 65 mil veículos. Desse total, 30 mil deverão ser de caminhões, 17 mil deles, retirados da Marginal Tietê.
Anselmo Dequero / MTB 29.034 SP