Estudo que apontará alternativas às enchentes de Atibaia estará concluído em setembro

Compartilhar


Secretário Edson Giriboni disse ao deputado estadual Edmir Chedid que medidas preventivas serão realizadas com fundamento nos resultados obtidos pelo estudo.


 


A Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos confirmou nesta terça-feira, 09, que divulgará em setembro o resultado do estudo desenvolvido para apontar alternativas às inundações em Atibaia. Este documento também trará um diagnóstico das áreas de inundação dos municípios do entorno do Sistema Cantareira, que, segundo a secretaria, passaram por uma inspeção técnica no início deste ano (com atenção ao trecho entre Bom Jesus dos Perdões e Atibaia). Esta confirmação ocorreu numa reunião entre o secretário de Estado Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e o deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas).


O trabalho realizado pela secretaria recebeu apoio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e resultará na apresentação das condições, especificações e critérios para o desenvolvimento dos estudos hidrológicos e hidráulicos, visando o zoneamento de áreas inundáveis dos rios Atibaia e Jaguari, da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, nos trechos do Sistema Cantareira, que são operados pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). “Estamos na fase final do estudo, que determinará as principais ações do Governo do Estado em benefício da comunidade”, disse o secretário Edson Giriboni.


A reunião também contou com a participação do vereador Wanderley Silva de Souza (PDT) e do procurador da Câmara Municipal de Atibaia, Hugo Keiji Uchiyama, do presidente e do tesoureiro local do Partido Democratas, Nelson Maturana e Wilson Roberto Villas Boas Antunes (Betinho), e das representantes da Associação dos Moradores Vítimas das Enchentes de Atibaia, Flávia Costa da Silva Pinto e Roseli Lourenço Cardoso. “Temos realizado um trabalho intenso junto ao Governo do Estado para não desamparar as vítimas das enchentes. Tenho sido o único representante da região a discutir este assunto com o Poder Executivo”, disse Edmir Chedid.


Na ocasião, o parlamentar explicou que as atividades desempenhadas pelo Governo do Estado serão essências para se promover melhorias à qualidade de vida das 1,35 mil famílias vítimas das enchentes em Atibaia. “Temos responsabilidade e um compromisso com estas pessoas e também com as demais famílias que vivem em outros municípios da Região Bragantina atingidos pelas enchentes dos últimos anos. Por isso, voltaremos a nos reunir com o Governo do Estado, por meio da secretaria, para encontrar soluções que atendam às necessidades da população e que as águas represadas revertam em benefícios favoráveis à comunidade”, argumentou.


Imagem | Áudio


 


Prefeitura de Atibaia


Durante a reunião, o vereador Wanderley Silva de Souza (Profº. Wanderley) alegou que tem mantido contato frequente com a Prefeitura de Atibaia para apresentar as reivindicações da comunidade. Porém, ele explicou que a administração pública municipal tem oferecido à comunidade “respostas evasivas” quanto às atividades desempenhadas com o intuito de amenizar os problemas provocados pelas enchentes no município. “A prefeitura tem tido certa resistência por conta de um contrato firmado em 2008 com o Centro Empresarial de Atibaia, que de fato, sabemos, a Represa da Usina tem um impacto significativo nesta situação”, afirmou.


Segundo a presidente da Associação dos Moradores Vítimas das Enchentes de Atibaia, Flávia Costa da Silva Pinto, o estudo anunciado trouxe segurança e esperança à comunidade. No entanto, ela disse que também seria necessário implantar algumas medidas emergências, como a revisão dos contratos de utilização de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), citadas pelo vereador Wanderley Silva de Souza. “Existem algumas atividades que também podem minimizar a situação das enchentes, como, por exemplo, a revisão das funções destas PCHs. Em Atibaia, acreditamos que seja necessária a reformulação da central no Bairro da Usina”, concluiu.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?