Presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid, e o governador Geraldo Alckmin na Estação Pinheiros (Metrô/CPTM).
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), participou nesta quarta-feira, 29, da vistoria da estrutura da Estação Pinheiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da cerimônia que resultou no anúncio do horário estendido de operação comercial das estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô. No evento, ele falou sobre o trabalho de fiscalização da Assembleia Legislativa.
Na Estação Pinheiros, Edmir Chedid conheceu as atividades desenvolvidas pelo Poder Executivo com a intenção de proporcionar segurança e comodidade aos usuários que utilizam a integração entre Metrô e CPTM. Na ocasião, o parlamentar esteve acompanhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que divulgou o horário de quatro estações da Linha 4-Amarela do Metrô. “Estas linhas podem operar até as 24 horas, mas o Governo do Estado optou por operar até as 21 horas”, disse.
Imagem (Estação Pinheiros – Metrô / CPTM)
Na prática, esta medida irá possibilitar mais tempo para testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das obras das estações República e Luz em setembro, antecipando em pelo menos um mês a integração com as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera). Desta forma, o Metrô passará a beneficiar cerca de 150 mil passageiros a mais diariamente.
O deputado estadual Edmir Chedid defendeu os investimentos do Governo do Estado, mas afirmou que a fiscalização do Poder Legislativo tem sido essencial para a manutenção da qualidade das atividades desempenhas pelo Metrô e a pela CPTM. “É função do parlamentar fiscalizar a aplicação dos recursos, principalmente aqueles que contam com empréstimos do BID e BIRD. Temos de ouvir os que utilizam dos serviços do Metrô e da CPTM para saber como o dinheiro está sendo empregado”, comentou.
Ampliação de Horários
Edmir Chedid sugeriu ao governador Geraldo Alckmin a ampliação do horário de funcionamento das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Palmeiras / Barra Funda-Corinthians/Itaquera) do Metrô. A medida beneficiará usuários do sistema de transporte, além de resultar em melhorias ao tráfego de veículos nas rodovias de acesso à capital. “Muitos antecipam o retorno de viagem em decorrência do horário do Metrô. Se o sistema funcionar até a 1h30, poderemos reverter esta situação”, finalizou.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP