Deputado estadual Edmir Chedid defendeu à CRS importância das atividades que são desempenhadas pelo Hospital Universitário São Francisco.
A CRS (Coordenadoria de Regiões de Saúde) iniciou nesta quinta-feira, 16, a análise do relatório elaborado pelo HUSF (Hospital Universitário São Francisco), de Bragança Paulista. O documento, que demonstra a necessidade de reajuste sobre a remuneração de tabela de procedimentos do SUS para a manutenção e a ampliação do atendimento médico-hospitalar, foi organizado em consideração à solicitação do deputado estadual Edmir Chedid (Democratas). Este relatório também aponta para a importância do aumento de recursos e de investimentos do Poder Público Estadual.
Na reunião, o parlamentar explicou ao responsável pela CRS, Affonso Viviani Júnior, que no ano passado o HUSF registrou déficit de R$ 1,7 milhão em decorrência do repasse inferior de recursos financeiros do SUS (Sistema Único de Saúde) para a manutenção do serviço de atendimento em média e alta complexidade médica. A falta de incentivos à pesquisa e de investimentos e custeios à manutenção de estrutura de hospitais de ensino também contribuiu para o endividamento do HUSF (o envio destes recursos financeiros foi cancelado pelo Tribunal de Contas da União).
“Atualmente, o Hospital Universitário São Francisco encontra-se deficitário, Na prática, isso obriga que a universidade invista no HUSF para que esta unidade de saúde continue prestando seus serviços para a comunidade de baixa renda da Região Bragantina. Além disso, expliquei à CRS a necessidade de formulação de contrato do Governo do Estado junto à instituição para que o serviço seja mantido, aprimorado, e até mesmo ampliado para os demais municípios que compõem o Circuito das Águas”, comentou o deputado estadual Edmir Chedid.
A CRS, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é o órgão responsável pela coordenação, articulação e organização do sistema de saúde regional, além da compatibilização dos planos, dos programas e dos projetos dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) em função das políticas e diretrizes do Governo do Estado. “Por isso, cabe a coordenadoria analisar o relatório elaborado pelo HUSF e apresentar uma alternativa ao problema. Como parlamentar, também afirmei que irei buscar recursos para a subvenção de custeios e investimentos em estrutura física”, explicou.
Para o reitor da USF (Universidade São Francisco), Héctor Edmundo Huanay Escobar, a entrega do relatório à Coordenadoria de Regiões de Saúde representa que o Governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Edmir Chedid, se mostra bastante interessado em colaborar com a solução dos problemas do hospital, que estão se agravando nos últimos meses. “Acredito que, após a apresentação deste documento, o hospital possa vislumbrar um novo momento que resulte no retorno do atendimento adequado às necessidades da comunidade em saúde pública”, disse.
O relatório do HUSF para a Coordenadoria de Regiões de Saúde foi entregue numa reunião que também contou com a participação do diretor-superintendente do HUSF, Luiz Fernando Fabri, do diretor técnico e gestor da unidade de saúde, Pedro Izzo e Ricardo Duarte Arruda, respectivamente, além de representantes franciscanos. Também estiveram presentes a ex-vereadora Gislene Bueno (Gi Borboleta – PRTB) e os assessores parlamentares Mauro Garcia e Lauro de Lima.
Parceria com o IAMSPE
Na reunião, Edmir Chedid voltou defender a importância da parceria do HUSF com o IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), que se comprometeu em enviar um técnico à instituição bragantina para analisar as propostas e os valores de cobertura por atendimento aos funcionários públicos estaduais. O parlamentar também afirmou que seria importante destinar ao HUSF os recursos do Governo do Estado encaminhados ao Departamento Regional de Saúde de Campinas para custeio do atendimento prestado aos pacientes do Circuito das Águas.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP