Documento de parlamentar mostra à FDE necessidade de ampliação e construção de escolas públicas

Compartilhar


Vereadora Beth Chedid, diretor da FDE, José Bernardo Ortiz, ex-vereadora Gislene Bueno e o deputado estadual Edmir Chedid na sede da Fundação, em São Paulo.


 


O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) apresentou um documento à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) com a finalidade de comprovar a necessidade de investimentos em unidades de ensino da rede pública estadual que estão na Região Bragantina. Este documento foi entregue ao presidente da FDE, José Bernardo Ortiz, numa reunião que também contou com a vereadora Beth Chedid (PTB) e a ex-vereadora Gislene Bueno (Gi Borboleta – PRTB), de Bragança Paulista.


O documento aponta para a necessidade de ampliação da EE Desp. Inaldo Manta (Curitibanos), EE Profº Paulo Silva (Taboão) e EE Profº Sebastião Ferraz de Campos (Nova América), em Bragança Paulista. Segundo o parlamentar, os recursos financeiros do Governo do Estado foram liberados pelo FDE ao município por meio do PAC (Programa de Ação Cooperativa Entre Estado e Municípios). No entanto, as obras sob a responsabilidade da Prefeitura de Bragança Paulista estão paralisadas.


“O PAC foi instituído pelo Poder Executivo com a intenção de descentralizar a gestão educacional e promover o fortalecimento da autonomia do poder municipal e o controle das atividades escolares pelas comunidades locais. Porém, por dificuldade ou ineficiência administrativa, a Prefeitura de Bragança Paulista não tem cumprido esse acordo firmado com a FDE, órgão que viabiliza a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria de Estado da Educação”, afirmou Edmir Chedid.


O parlamentar explicou que os recursos financeiros liberados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação também contemplam a construção de unidades de ensino no Parque dos Estados, Henedina Cortez e Jardim São Miguel, locais onde as obras se encontram paralisadas ou sequer foram iniciadas pela administração pública municipal. “Diante deste quadro, pedi a FDE a suspensão do acordo firmado para que o próprio Governo do Estado licite e execute as obras”, finalizou.


O documento também aponta para a importância de investimentos na ampliação da EE Profª Circe T. Musa e Silva (Maracanã), EE Profº João Evangelista M. C. Lobo (Cerejeiras), EE Profª Maria do Carmo Barbosa (Chácaras Fernão Dias) e na EE Profª Izolina P. de Lima (Usina), em Atibaia. Neste município, o deputado estadual Edmir Chedid argumentou que será necessária a construção de unidades de ensino nos bairros Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Laranjal, Portão e Rosário.


Por fim, o documento demonstra à FDE que a EE Profª Clélia de Barros Leite da Silva (Curitiba), em Nazaré Paulista, e a EE Elza Peçanha de Godoy (Vila Elza), em Piracaia, também precisam de obras de ampliação. Nestes dois municípios também há a necessidade de construção de unidades de ensino no Bairro dos Mascates e no Jd. Monte Cristo, respectivamente. Em todos os casos relatados, a ampliação irá resultar na construção de salas para abrigar projetos de leitura e informática.


Imagem | Áudio


 


Creches


No documento, há também relato sobre a importância de investimentos da fundação para a construção de creches na região. Em Bragança Paulista, o déficit de vagas chega a 2,2 mil, segundo a vereadora Beth Chedid. “A lista de espera é grande, fato que impossibilita as mães de voltarem ao mercado de trabalho e colaborar com o orçamento doméstico. Por isso, espero que a FDE, por meio do deputado estadual Edmir Chedid, libere recursos para que possamos construir uma no município”, disse.


A ex-vereadora Gi Borboleta apresentou a mesma reivindicação à Fundação e lembrou que, para a construção de creche no município, por meio da FDE, a Prefeitura de Bragança Paulista deverá doar uma área com cerca de 2 mil m² ao Estado. “Este projeto do Governo do Estado será lançado no fim deste mês pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e, desde já, estamos pedindo para que Bragança Paulista seja uma das beneficiadas com a instalação de uma destas unidades”, finalizou.


Imagem (Modelo de creche do Governo do Estado)


 


FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação


O presidente da FDE, José Bernardo Ortiz, afirmou que todas as reivindicações documentadas pelo deputado estadual Edmir Chedid serão analisadas por técnicos da Fundação. Na ocasião, ele explicou que o trabalho realizado pelo parlamentar tem sido essencial à garantia da qualidade de ensino empregada em toda a Região Bragantina. “Preciso do contato com o deputado estadual Edmir Chedid para que possa completar o trabalho de engenharia realizado pela FDE”, concluiu o presidente.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?