Engenheiro Cleiton Luiz de Souza (ao centro) discute projeto de implantação com o vereador João C. S. Carvalho (à esquerda) e o assessor Mauro Garcia (à direita).
O presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, vereador João Carlos dos Santos Carvalho (PSDB), pediu ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) Campinas a construção de uma rotatória de acesso na SP-008 (Rod. Cap. Bardoíno) ao Jd. Iguatemi, na zona norte do município. O pedido foi apresentado durante reunião com o diretor da DR-I (Divisão Regional I) do DER, engenheiro Cleiton Luiz de Souza, agendada conforme requerimento do deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), que na ocasião foi representado pelo assessor parlamentar Mauro Garcia.
Nesta reunião, o vereador explicou que a construção da rotatória de acesso é reivindicada por moradores do bairro e por motoristas que utilizam a SP-008. Segundo João Carlos dos Santos Carvalho, a construção da rotatória deve ser compreendida como obra emergencial em decorrência da “aprovação de dois loteamentos com mais de 300 unidades” próximos ao Jd. Iguatemi. “Há muitos acidentes registrados no local. Por isso, faz-se necessário, inclusive com extrema urgência, a implantação de uma rotatória de acesso para facilitar o cotidiano de motoristas e pedestres”, disse.
O vereador João Carlos dos Santos Carvalho também afirmou que a falta do dispositivo na rodovia tem provocado prejuízos aos comerciantes do Jd. Iguatemi. “A rotatória colocará fim a demanda da população local e, ainda, aos transtornos que foram relatados por comerciantes que possuem negócios naquela importante região do município. Por isso, com o apoio do deputado estadual Edmir Chedid, que também está interessado nesta questão, acredito que este pedido será analisado e que muito em breve teremos uma resposta para a população”, finalizou.
A reunião no DER Campinas também contou com a participação dos líderes comunitários Aurélio Alves Queiroz e José Teixeira da Costa e dos representantes do comércio local Joaquim Pinto de Almeida e Mário Aparecido Truglio. “A reivindicação é importante e será devidamente estudada por técnicos do DER Campinas. Na análise, por exemplo, será identificado o VDM – Volume Médio Diário de Veículos – da SP-008 para que possamos contestar junto ao Governo do Estado de São Paulo o repasse de recursos financeiros para esta obra”, concluiu Cleiton Luiz de Souza.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP