Assunto foi tratado durante reunião entre o deputado estadual Edmir Chedid e o secretário de Estado de Logística e Transportes Saulo de Castro Abreu Filho.
A duplicação da SP-095 (Rod. João Beira) entre os municípios de Amparo, Pedreira e Jaguariúna voltou a ser defendida pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas). Nesta quinta-feira, 05, o parlamentar se reuniu com o secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, para tratar sobre os investimentos do Governo do Estado que podem resultar na duplicação da rodovia, considerada uma das mais importantes vias de acesso ao Circuito das Águas.
Com pistas únicas de direção, a SP-095 apresenta uma série de problemas em sua estrutura, principalmente pela falta de dispositivos de segurança. Entre Amparo e Pedreira, por exemplo, não há rotatória em trechos de grande circulação, como no acesso aos distritos industriais. Além da redução da velocidade dos veículos, estes dispositivos garantem a segurança dos pedestres, que também utilizam a rodovia, e reduzem o número de acidentes fatais no trecho entre os municípios.
Nesta reunião, o deputado estadual Edmir Chedid lembrou que a duplicação da SP-095 foi autorizada pelo Governo do Estado com fundamento em estudos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) sobre o VDM (Volume Diário Médio de Tráfego). No comparativo 2007/2008, o número total de veículos que utilizou a Rod. João Beira passou de 8,7 mil para 9,2 mil por ano. Em 2009, o VDM registrado chegou a 17,4 mil veículos e, no ano passado, ultrapassou 15,3 mil veículos por ano.
“O projeto para a duplicação da Rod. João Beira, elaborado pela Secretaria de Estado de Logística e Transportes, está orçado em R$ 116 milhões. Trata-se de um grande investimento em infraestrutura viária, que também poderá contar com o apoio da iniciativa privada. No entanto, expliquei ao secretário que esta é uma obra bastante necessária para a região, pois atenderá aos turistas que procuram pelo Circuito das Águas e ao escoamento da produção industrial”, explicou o parlamentar.
O deputado estadual Edmir Chedid afirmou que a duplicação da SP-095 está baseada no cumprimento das determinações estabelecidas pela Justiça – como às relacionadas ao meio ambiente – e no respeito ao usuário do sistema viário. “Por isso, solicitei ao Poder Executivo que esta duplicação não resulte na criação de mais praças de pedágio na região. Isso iria prejudicar Amparo, Pedreira e Jaguariúna, o que considero um fator negativo ao desenvolvimento regional”, finalizou.
SP-095 (Rod. Benevenuto Moretto)
Durante a reunião, o deputado estadual Edmir Chedid recebeu a confirmação da liberação de recursos financeiros para as obras de recapeamento e de serviços de recuperação e de pavimentação dos acostamentos da SP-095 (Rod. Benevenuto Moretto), entre os municípios de Bragança Paulista, Tuiuti e Amparo. O investimento será de R$ 50 milhões, com 70% do financiamento pelo Banco Mundial e 30% pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP