Deputado estadual Edmir Chedid afirmou que a iniciativa teve o apoio da ALESP por se tratar de uma ação fundamental para o diagnóstico precoce do HIV.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias da Saúde e de Administração Penitenciária, irá oferecer testes rápidos de HIV em unidades prisionais. A intenção, segundo informações do deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), é rastrear entre os detentos eventuais portadores do vírus da AIDS e, com isso, oferecer tratamento gratuito à população privada de liberdade. No início do ano, o parlamentar demonstrou sua preocupação com a doença ao enfatizar a importância da realização dos testes entre a população que vive no interior paulista.
Para a realização dos testes rápidos, o Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, intensificou neste mês o treinamento de profissionais de saúde de 150 CDPs (Centros de Detenção Provisória) e presídios do Estado. “Esta iniciativa recebeu o apoio da Assembleia Legislativa por se tratar de uma ação que, particularmente, considero fundamental para estimular o diagnóstico precoce do HIV entre a população carcerária, evitando as complicações decorrentes da infecção pelo HIV”, comentou Edmir Chedid.
As unidades prisionais estão sendo orientadas a oferecer o teste rápido no momento em que o preso der entrada no local. Além da capacitação para os testes anti-HIV, a Secretaria de Estado da Saúde também disponibiliza camisinhas e material educativo para os detentos. Os serviços prisionais irão oferecer o teste conforme forem reorganizando a estrutura de trabalho. “A saúde pública precisa ser tratada, seja em qualquer um de seus níveis. Desta forma, não podemos privar os detentos destes cuidados, previstos pela própria constituição brasileira”, disse.
O trabalho das secretarias da Saúde e de Administração Penitenciária poderá receber o apoio das prefeituras, por meio das atividades socioeducativas que têm por finalidade orientar o cidadão sobre as formas de contágio e os métodos de prevenção.
Preocupação
No início deste ano, o deputado estadual Edmir Chedid intensificou o trabalho sobre a conscientização da doença ao tratar sobre a importância da realização dos testes de DST/AIDS por intermédio de artigos e reportagens publicadas em seu portal (www.edmirchedid.com.br) e em jornais da Região Bragantina e Circuito das Águas. A preocupação do parlamentar também ganhou o apoio das emissoras que integram o SIC (Sistema Interiorano de Comunicação), com a veiculação das entrevistas para os ouvintes de 98 municípios da Região Administrativa de Campinas.
“Realizamos a campanha em nível regional para poder informar a comunidade, principalmente o jovem em formação, sobre todas as formas de contágio da doença e de como realizar sua prevenção. Além disso, destacamos às campanhas realizadas para o enfrentamento da discriminação que ainda atinge as pessoas que vivem com HIV/AIDS”, finalizou o deputado estadual Edmir Chedid.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP