Deputado estadual Edmir Chedid afirmou que foi preciso credibilidade política e conhecimento do processo legislativo para articular o cargo na Mesa Diretora.
O Plenário da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) elegeu, nesta terça-feira, 15, a Mesa Diretora que comandará o Poder Legislativo para o primeiro biênio da 17ª legislatura (2011/2013). Todo trabalho foi acompanhado pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), um dos responsáveis por articular o cargo de 2º secretário ao deputado estadual Aldo Demarchi (Democratas), que acabou sendo eleito com 82 votos. Para a presidência foi reeleito deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) e para a 1ª secretaria o deputado estadual Rui Falcão (PT), ambos com 92 votos.
Edmir Chedid explicou que a composição da Mesa Diretora que dirige o Poder Legislativo é resultado da proporcionalidade partidária com assento na ALESP. Segundo ele, os postulantes foram indicados após o acordo dos parlamentares que integram a liderança de suas bancadas. “Foi o que ocorreu com os Democratas, que optaram pela continuidade do deputado Aldo Demarchi num cargo que eu mesmo já ocupei aqui na ALESP”, comentou o parlamentar.
Na ocasião, ele explicou que a indicação ao cargo também está relacionada ao conhecimento do processo legislativo e, principalmente, à credibilidade política, tanto na Assembleia Legislativa quanto no Governo do Estado. “É preciso de união, trabalho e muita credibilidade para construir acordos aqui na Assembleia Legislativa. Após as eleições, nós participamos de um intenso processo no Poder Legislativo e conseguimos com que a maioria dos partidos concordasse em manter os Democratas na 2ª secretaria”, comentou.
Por fim, Edmir Chedid defendeu a importância da 2ª secretaria na ALESP, que, segundo ele, representa a “prefeitura do Poder Legislativo”. “O deputado estadual Aldo Demarchi terá na ALESP a responsabilidade que possui um prefeito. Trata-se de um cargo importante, responsável pela manutenção e andamento das atividades do Poder Legislativo. Afinal, por aqui passam cerca de 5 mil pessoas diariamente e não é fácil manter esta estrutura”, concluiu.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora também é composta por quatro vice-presidências, a 3ª e a 4ª secretarias. Como 1º vice-presidente, foi eleito o deputado estadual Celso Giglio (PSDB), para a 2ª vice-presidência, o deputado estadual Roque Barbieri (PTB), para a 3ª vice-presidência, o deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e para a 4ª vice-presidência, o deputado estadual Rafael Silva (PDT). O deputado estadual Reinaldo Alguz (PV) foi eleito para a 3ª secretaria e a deputada estadual Telma de Souza (PT) para a 4ª secretaria.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP