Deputado estadual Edmir Chedid, Marcelo Teixeira Pires, Rafael Silveira e o médico cardiologista José Aparecido de Mello durante a apresentação da tecnologia.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) conheceu nesta quinta-feira, 04, a tecnologia desenvolvida pela empresa bragantina EletroNet, que permite a avaliação dos exames de eletrocardiograma à distância. Com metodologia avançada, a empresa afirma que pode realizar a atividade por meio da internet e diminuir o tempo de espera do exame de 40 dias (como geralmente praticado na rede pública de saúde) para cerca de 10 minutos. A tecnologia foi apresentada ao parlamentar pelo médico cardiologista José Aparecido de Melo e pelo representante comercial Rafael Silveira.
A tecnologia desenvolvida, presente em 45 municípios dos estados da Bahia (26), Minas Gerais (03) e São Paulo (16), tem reduzido os custos com a condução dos pacientes de seus domicílios às regiões metropolitanas. “Esta é uma prática bastante comum em municípios que não possuem médicos especialistas para realizar o eletrocardiograma. No entanto, com esta tecnologia, o trabalho pode ser realizado no município onde está o paciente e por um técnico treinado por nossa equipe”, destacou o médico cardiologista José Aparecido de Melo.
A partir do trabalho executado pelo técnico treinado para operar a tecnologia, uma central de diagnóstico irá concluir o procedimento com a leitura e a elaboração do laudo dos exames que podem ser realizados em todo o país. “Após o envio do exame, um médico irá elaborar o laudo e devolver – também por meio da internet – o resultado ao paciente, esteja ele onde estiver. Todo processo demora entre 10 e 12 minutos. Além disso, o médico responsável pela central de diagnóstico poderá oferecer uma série de informações adicionais ao plantonista de como proceder em emergência cardiológica”, defendeu o representante comercial Rafael Silveira.
Na ocasião, o deputado estadual Edmir Chedid afirmou que esta tecnologia desenvolvida pela empresa bragantina poderá resultar na melhoria do atendimento prestado aos pacientes com problemas cardíacos, além dos hipertensos e diabéticos. O parlamentar disse que irá apresentar a tecnologia ao Governo do Estado. “O trabalho tem mostrado bons resultados onde foi implantado. Por isso, acredito que possa trazer benefícios a todos os municípios paulistas que ainda sofrem com a falta de um médico especialista em cardiologia”, finalizou.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP