Parlamentar defende mais autonomia às Assembleias Legislativas

Compartilhar


Proposta aprovada em 13 Estados foi analisada pelo deputado estadual Edmir Chedid durante suas atividades na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


 


O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) declarou nesta sexta-feira, 04, apoio ao trabalho realizado pelos presidentes das assembleias legislativas que tem por intenção ampliar a autonomia dos Estados para poder legislar sobre os temas reservados apenas ao Congresso Nacional e à União. Neste sentido, o parlamentar também defendeu a elaboração e o consequente envio de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ao Congresso Nacional.


A finalidade deste trabalho conjunto entre os poderes legislativos é fortalecer e oferecer mais independência administrativa à atuação dos parlamentares em nível estadual. “Atualmente, as assembleias legislativas recebem uma demanda muito grande da comunidade para que atuem em questões próximas à realidade em que se encontram. No entanto, há uma série de questões que depende não somente do deputado estadual, mas dos deputados federais e aos senadores. Por isso, acredito que a discussão proposta entre as assembleias legislativa seja oportuna para que se possa fazer uma revisão em relação às suas prerrogativas. Desta forma, teremos mais autonomia e estaremos mais próximos à realidade social”, argumentou Edmir Chedid.


Pela proposta em discussão, os projetos de decretos legislativos aprovados, assim como a proposta de emenda à Constituição –, a ser apresentada pelos Estados –, permitem que as assembleias legislativas passem a discutir e regulamentar temas como matéria processual, trânsito e transporte, propaganda comercial, direito agrário, licitação e contratação. Os parlamentares estaduais também propõem a transferência do poder decisório aos Estados e aos municípios para a fixação dos percentuais para investimentos em saúde, bem como as Diretrizes de Bases na área da Educação que, por força da Constituição Federal, estão sob responsabilidade da União.


Desde o início do processo de fortalecimento dos legislativos estaduais, 13 assembleias aprovaram projetos em seus Estados que permitem o encaminhamento ao Congresso da PEC, faltando uma para completar o número necessário (14 assembleias), conforme previsto na Constituição Federal em seu artigo 60, inciso III: “A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das assembleias legislativas das unidades da Federação”. “Nesse sentido, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou seu projeto em junho de 2009, que serviu de base para a elaboração dos textos aprovados em outros Estados”, finalizou o deputado estadual Edmir Chedid.


Áudio


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?