Programas pedagógicos completam aprendizagem em escolas públicas estaduais

Compartilhar


Deputado estadual Edmir Chedid defendeu os programas implantados pelo Poder Executivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


 


A partir de março, as unidades de ensino da Região Bragantina e do Circuito das Águas passarão a receber os benefícios dos programas pedagógicos “São Paulo Faz a Escola” e “Ler e Escrever”, que preveem a distribuição de material didático (São Paulo Faz Escola) e paradidático (Ler e Escrever). O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), que foi responsável pela indicação das unidades de ensino ao Governo do Estado, explicou que a intenção é garantir apoio aos alunos e professores nas salas de aula da rede pública estadual e municipal (neste último caso aos municípios conveniados com o Estado para implantação dos programas).


O Programa São Paulo Faz Escola é destinado a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio e prevê a distribuição do Caderno do Professor e do Caderno do Aluno. Ambos são elaborados pela Secretaria de Estado da Educação, com auxílio da Fundação Vanzolini (USP), e fundamentados no conteúdo das matérias definidas na grade curricular da rede pública. Durante todo o ano, os alunos recebem quatro volumes, cada um contendo um exemplar de cada disciplina.


No Ler e Escrever, os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) são beneficiados pela leitura e escrita. Além da distribuição de materiais pedagógicos, como globo terrestre, alfabetos, calculadoras e caixas plásticas, o programa engloba investimentos em formação, trabalha ações de apoio pedagógico, distribui resumos de livros paradidáticos, didáticos, que contemplam o Programa Bolsa Alfabetização. Neste programa, também há a figura do professor auxiliar (aluno pesquisador) nas salas de aula do 2º ano do Ensino Fundamental. “São alunos universitários de cursos de graduação em pedagogia e letras, indicados por instituições de ensino superior conveniadas, que auxiliam os professores no processo de alfabetização e organização das aulas”, explicou Edmir Chedid.


Na ocasião, o parlamentar defendeu os programas implantados e afirmou que o Poder Executivo realiza uma avaliação em relação às atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação. “Esta avaliação tem por finalidade analisar o que tem sido realizado para a melhoria da qualidade da Educação no Estado. Não se trata de uma avaliação punitiva, mas de um trabalho executado pelo Governo do Estado que considero importante. Além disso, existem matérias que estão em discussão na Assembleia Legislativa que podem resultar em melhorias às unidades de ensino e aos seus profissionais”, finalizou.


Áudio


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?