Nelson Guimarães
Parlamentar afirmou que na Atividade Delegada os policiais militares em folga poderão desenvolver suas funções com remuneração da prefeitura.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) defendeu nesta quinta-feira, 03, a importância da Atividade Delegada para os municípios do interior paulista. Criada há dois anos, esta atividade se fundamenta no convênio firmado entre o Estado e os municípios com a finalidade de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às atividades de responsabilidade das prefeituras. O trabalho deverá ter início até o fim deste mês.
O processo para implantação da Atividade Delegada nos municípios é dividido em etapas que compreendem a aprovação e a regulamentação de Leis autorizando o convênio com a Polícia Militar e a elaboração de um plano de ação integrado. “Em minha opinião, esta atividade é positiva por possibilitar mais segurança para a comunidade e por contribuir efetivamente com a redução dos índices de criminalidade, que é uma preocupação constante das prefeituras”, destacou Edmir Chedid.
Implantada inicialmente na capital, a Atividade Delegada é um convênio entre o Estado e o município no combate à criminalidade. Os militares em folga trabalham no policiamento ostensivo e preventivo em áreas que são pré-determinadas pelo Poder Executivo Municipal. A participação na Atividade Delegada é voluntária e os policiais podem trabalhar até 96h por mês nessa função. Para os PMs, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, pois são remunerados pelas prefeituras.
“Todos os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica. Para a comunidade, o benefício está na redução dos índices de criminalidade, visto que a presença de policiais militares nos locais da Atividade Delegada inibe o comércio clandestino e evita a prática de crimes”, finalizou o parlamentar.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP