O governador José Serra lançou na segunda-feira, 8/10, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, a segunda etapa do programa Pró-Vicinais.
Nessa fase serão investidos R$ 556 milhões para recuperar 2.399 quilômetros de estradas vicinais, atingindo 235 municípios e beneficiando cerca de 12 milhões de habitantes. O objetivo do programa é recuperar as estradas vicinais que foram asfaltadas há muitos anos, contribuindo desta forma para facilitar o escoamento da produção das cidades paulistas e o acesso de moradores de áreas rurais aos serviços públicos como hospitais, postos de saúde e escolas.
Segundo discurso do governador José Serra, “o programa vai deixar as estradas novas”. Serra falou que, com este novo pacote de investimentos 4.500 quilômetros de estradas vicinais serão inteiramente refeitas.
Dentre as solicitações encaminhadas pelo deputado estadual Edmir Chedid, serão atendidas nessa segunda etapa do programa as cidades de Águas de Lindóia (SP-08/Socorro); Socorro (Águas de Lindóia/Socorro); Arthur Nogueira (estrada que liga a cidade a Cosmópolis pela SP-107); Cosmópolis (estrada que liga a cidade a Arthur Nogueira e CMS 030 – Ligação com Usina Éster); Bom Jesus dos Perdões (estrada que liga a cidade ao Bairro Cachoeirinha); Campinas (Parque Universitário–Bairro Friburgo e ligação SP-340 – Fazenda Monte Deste); Campo Limpo Paulista (Bairro Figueira Branca/Jardim Laura); Indaiatuba (estrada que liga a cidade a Monte Mor); Monte Mor (estrada que liga a cidade a Indaiatuba); Itupeva (estrada que liga a cidade a Indaiatuba); Lindóia (Lindóia/Águas de Lindóia – Bairro do Barreiro); e Pinhalzinho (estrada Bairro Aparecidinha).
As obras, que devem ser iniciadas em 2008 e finalizadas até 2009, compreendem nova pavimentação e, pela primeira vez, sinalização de segurança. Alguns trechos serão inteiramente refeitos em sua drenagem e acostamentos.
