Parlamentar disse que as obras no trevo de acesso ao Guaripocaba, em Bragança Paulista, tiveram início neste mês e deverão estar concluídas em 2011.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), declarou que a concessionária Autopista Fernão Dias irá intensificar as obras nos trevos de acesso da BR-381 (Rod. Fernão Dias) aos bairros do Guaripocaba e da Água Comprida, em Bragança Paulista. Estas obras foram solicitadas pelo parlamentar aos representantes da empresa e integram um conjunto de 22 intervenções na rodovia que estão previstas em contrato entre a concessionária e o Governo Federal.
No trecho paulista, a Autopista Fernão Dias está executando obras nos trevos de acesso dos quilômetros 19,2 (Piracaia – Bairro da Água Comprida) e, desde o início deste mês, 12,2 (SPA – 009/010, Rod. João Hermenegildo de Oliveira – Variante do Guaripocaba). Além disso, a concessionária informou ao deputado estadual Edmir Chedid que os projetos dos trevos dos quilômetros 15,8 (Bairro dos Bacci), 25,8 e 32,9, em Bragança Paulista, se encontram em andamento.
O investimento para a realização das obras é resultado de uma parceria entre o Governo Federal, por intermédio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e a concessionária Autopista Fernão Dias, que afirmou utilizar nos empreendimentos parte do valor arrecadado com a cobrança dos pedágios. O valor total das obras não foi divulgado, o que contraria prática adotada pelo Governo do Estado junto às concessionárias que operam em São Paulo.
O deputado estadual Edmir Chedid explicou que a execução das obras está num acordo firmado entre a Autopista Fernão Dias e a Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa. “Foram realizadas três audiências – uma em 2009 e duas neste ano – para que pudéssemos encontrar uma solução aos problemas observados na Rod. Fernão Dias. Atualmente, as obras estão em execução e deverão estar concluídas no primeiro bimestre de 2011”, comentou.
Ele explicou, ainda, que o acordo firmado entre a comissão e a concessionária foi fundamental para a adequação do sistema viário aos usuários e, principalmente, para evitar um entrave que poderia resultar no fechamento da Rod. Fernão Dias. “No passado, tivemos que optar pelo fechamento da rodovia para que nossos pedidos fossem atendidos pelo Governo Federal. Hoje, o apoio da concessionária demonstra o seu interesse em solucionar todos estes problemas”, finalizou Edmir Chedid.
Todas as obras em execução estão sendo acompanhadas pela Comissão de Transportes e Comunicações. Assim que estiverem concluídas, os representantes da empresa serão convidados a apresentar os resultados aos membros parlamentares. A OHL Brasil, empresa que administra a Autopista Fernão Dias e uma das maiores companhias do setor de concessões do país, com 3,2 mil quilômetros em operação, também será convidada pela Assembleia Legislativa.
Veja as imagens (Piracaia – Água Comprida).
Veja as imagens (Variante do Guaripocaba).
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP