Imagem de Arquivo
Concessionária realiza obras de implantação de fundação de apoio do viaduto, que o colocou na posição original para a liberação da pista.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), informou que o viaduto do km 77,5 da pista norte da BR-381 (Rod. Fernão Dias) será reaberto ao tráfego nesta terça-feira, 07. A pista norte foi interditada depois que houve o deslocamento de uma encosta, que comprometeu a segurança dos usuários. Por esse motivo, a concessionária Autopista Fernão Dias fechou a pista sentido São Paulo – Belo Horizonte em fevereiro deste ano.
A concessionária declarou, por meio de comunicado, que realizou uma série de obras para estabilizar a estrutura, como a implantação de mais uma fundação do apoio do viaduto, que o colocou na posição original para a liberação da pista. Além disso, afirmou que irá realizar obras complementares para a finalização do conjunto. Essas atividades estarão sujeitas às condições climáticas, bastante instáveis no trecho do viaduto do km 77,5, que fica numa região serrana.
O deputado estadual Edmir Chedid explicou que a pista norte será reaberta a partir das 9h, conforme previsão da Concessionária Autopista Fernão Dias. “Com esta reabertura, o tráfego que sai da capital paulista rumo ao interior e a Minas Gerais volta a se normalizar, segundo compromisso firmado pela concessionária à Comissão de Transportes e Comunicações. Porém, o trabalho de fiscalização em relação às demais obras executadas pela concessionária irá continuar”, esclareceu.
Estas obras citadas pelo parlamentar se referem à retirada dos tachões, que são os dispositivos que dividem a pista sul em dois sentidos, entre os quilômetros 76 e 79, para que a sinalização horizontal e a conservação do pavimento sejam refeitas pela Autopista Fernão Dias. Enquanto durar esta intervenção, o tráfego na pista sentido Belo Horizonte – São Paulo da Rod. Fernão Dias permanecerá em duas faixas, como está ocorrendo desde o primeiro bimestre de 2010.
Em decorrência dos problemas ocasionados pelo fechamento do viaduto, o deputado estadual Edmir Chedid convocou o diretor-presidente da OHL Brasil S.A., José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, e o diretor presidente da Autopista Fernão Dias, Omar de Castro Ribeiro Júnior, para que pudessem prestar depoimento à Comissão de Transportes e Comunicações. “Mesmo se tratando de uma rodovia federal, coube à comissão ouvir as explicações da empresa referente ao trecho paulista”, finalizou.
Atividades
A concessionária disse ter realizado estudos complexos de engenharia no km 77,5 devido à gravidade dos danos provocados à estrutura do viaduto. Entre as ações, foi executada a remoção de parte da pista sul, sendo que uma faixa da pista sentido Belo Horizonte – São Paulo foi demolida e reconstruída em seguida. Com a conclusão, foi possível restabelecer o tráfego no sentido São Paulo – Belo Horizonte, o que ocorreu junho, com a implantação da mão dupla no trecho dos quilômetros 76 e 79.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP