Edmir Chedid informou que é preciso continuar investindo nas atividades do HSPE para que o servidor público estadual receba os benefícios.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) apresentou a emenda nº 8.788/10 ao Projeto de Lei Orçamentária, que prevê um reajuste de R$ 20 milhões para as atividades do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual “Dr. Francisco Morato de Oliveira”). Segundo o parlamentar, a proposta tem por objetivo reforçar os recursos financeiros do Estado de São Paulo que são disponibilizados ao IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).
O HSPE foi fundado há 49 anos com o propósito de oferecer atendimento médico de qualidade aos servidores públicos estaduais, seus dependentes e seus agregados. Atualmente, figura entre os maiores do Estado, tanto em estrutura quanto em modernização de equipamentos, serviços e tratamentos. São 43 especialidades médicas e um quadro de profissionais responsável pelo atendimento simples e pelos que são considerados de alta complexidade.
Por esse motivo, o parlamentar informou que é preciso continuar investindo nas atividades do HSPE para que o servidor público estadual receba os benefícios. Apesar de todo investimento realizado pelo Governo do Estado, o deputado estadual Edmir Chedid informou que a maior contribuição parte dos funcionários públicos estaduais, que autorizam o desconto mensal por meio da folha de pagamento para a manutenção do Hospital do Servidor Público Estadual.
“No ano passado, o Governo do Estado de São Paulo repassou cerca de R$ 100 milhões ao HSPE, mesmo não sendo obrigado por lei a contribuir em um plano de saúde. Em minha opinião, isso demonstra todo o interesse do Poder Executivo pelas atividades desenvolvidas pelo hospital e, ainda, pela qualidade dos serviços que são prestados aos funcionários. Por isso, defendo a importância desta emenda e acredito que seja aprovada pelos relatores do orçamento”, explicou.
Atendimento Regional
Em nível regional, o deputado estadual Edmir Chedid propôs a realização de convênios entre o IAMSPE e entidades de saúde pública e privada. Para concretizar a parceria, o parlamentar se reuniu com o superintende do IAMSPE, Latif Abrão Junior, e com provedores das Santas Casas de Misericórdia. O mesmo trabalho foi feito com os dirigentes de clínicas particulares com a finalidade de proporcionar atendimento médico aos servidores públicos estaduais que vivem no interior.
No Circuito das Águas, o trabalho parlamentar resultou na parceria do instituto com dois médicos pediatras, em Amparo, e no convênio com uma clínica particular e a Santa Casa de Misericórdia, em Socorro. Em Bragança Paulista, o IAMSPE tem uma parceria com uma clínica particular, que fica no Jardim do Sul. “Esta foi uma conquista importante, que já beneficia o servidor público estadual, mas bem abaixo das nossas expectativas”, comentou Edmir Chedid.
Segundo o parlamentar, não houve interesse de hospitais públicos e de outras Santas Casas de Misericórdia pelo convênio com o IAMSPE. Para ele, o motivo está relacionado ao repasse dos recursos proposto pelo instituto. “Os hospitais e as Santas Casas afirmam que o repasse é inferior às suas necessidades. Porém, preferem atender pelo SUS, cuja tabela é inferior ao do IAMSPE. Por isso, ainda não consigo compreender esta postura adotada em nossa região”, finalizou.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP