Edmir Chedid apresenta requerimento de congratulações pelos 103 anos de O Serrano

Compartilhar

Reprodução



Contracapa e capa da primeira edição do Jornal O Serrano, fundado em 07 de novembro de 1907.


 


O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) defendeu nesta quarta-feira, 01, o requerimento de congratulações 2548/10 que apresentou para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelos 103 anos de fundação do Jornal O Serrano. Na defesa, o parlamentar explicou a importância das atividades do periódico para a comunidade de Serra Negra. Além disso, ele destacou o empenho dos profissionais, responsáveis pela cobertura jornalística dos municípios do Circuito das Águas.


O Jornal O Serrano comemorou a data há um mês com edição especial aos seus leitores. Desta forma, o periódico marcou a consolidação de seu trabalho junto à comunidade local e regional, se firmando como o mais tradicional e, ainda, um dos mais atuantes veículos de comunicação social. “Esta é uma situação importante e de muito orgulho para aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento do jornal e, ainda hoje, se dedicam por sua qualidade editorial e comercial”, disse Edmir Chedid.


Na justificativa ao requerimento de congratulações, o parlamentar lembrou os princípios do periódico e o editorial da primeira edição, de 07 de novembro de 1907, escrito por Adolpho Lombardi e Alfredo Marques da Fonseca, fundadores do Jornal O Serrano. “Nele, seus autores lembravam que o leitor estava cansado de artigos de grandeza que prometiam mundos e fundos. Naquela ocasião, também pediam apoio à comunidade para que recebessem o material em suas casas”, recordou.


Por fim, o deputado estadual Edmir Chedid afirmou que somente o Jornal O Serrano tem registrado em suas páginas 100 anos da história de Serra Negra. “Neste período, sempre honrou seu compromisso de informar, com exatidão e isenção, os milhares de leitores que conquistou no município e na região. Uma promessa de seus fundadores, que foi mantida por Romualdo Cagnoni, que os sucedeu, e sustentada há mais de 40 anos por seus filhos Ennio e Elmer”, finalizou.


Veja as imagens.


 


História


Trecho do editorial da primeira edição do Jornal O Serrano escrito por seus fundadores Adolpho Lombardi e Alfredo Marques da Fonseca.


“Duas palavras apenas, esboçando o nosso fim e dando a razão de nosso apparecimento. Que de artigos pomposos, promettendo mundos e fundos, deve estar cansado o espírito público. São elles as portas largas por onde muitos entram na vida jornalística. Desaparecem, no entanto, ao primeiro embate de uma contrariedade qualquer, dando logar ás vacillações, ás faltas inesperadas, que falseiam as regras que se traçaram no começo da existência…”. (sic)


“… Resta que nossos conterrâneos nos recebam com satisfação; que não nos neguem seu appoio; que ao O Serrano seja dada franca entrada em suas casas. Em troca do amparo que nos seja dispensado, promettemos correção em nosso proceder, delicadeza e lisura em nossa linguagem. Por tudo quanto publicarmos haverá quem se responsabilize e com o maior escrúpulo zelaremos de nossas columnas editoriais; é o bastante para se ver que não diremos senão a verdade, que não propugnaremos senão em beneficio geral, sempre no sentido de elevar no conceito de toda a população paulista onde formos lidos, o nosso caro município que é o nosso berço natal”. (sic)


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?