Edmir Chedid disse reconhecer as limitações do Poder Executivo, mas defendeu a construção de um Hospital Regional e de mais um AME.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) apresentou duas propostas ao Projeto de Lei Orçamentária que têm por finalidade contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade e com o aumento do número de leitos na rede pública estadual de saúde. Caso sejam aprovadas, estas propostas do parlamentar irão resultar na construção de um Hospital Regional e na instalação de mais uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
Em suas propostas, o parlamentar defendeu a importância de investimentos do Governo do Estado nos municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas que possam implicar na construção de um Hospital Regional. Para argumentar a emenda nº 7.192/2010, Edmir Chedid se fundamentou em dados estatísticos que apontam para o crescimento turístico na região e para a consequente demanda por atendimentos de emergência, justificando a construção desta unidade de saúde.
Ele afirmou reconhecer as limitações orçamentárias do Poder Executivo, mas garantiu que a construção de um Hospital Regional beneficiaria a população de, pelo menos, 20 municípios que estão no entorno do Bragança Paulista. “As Santas Casas e os hospitais contribuem para o atendimento, mas precisamos de um serviço que seja referência na saúde pública. Afinal, não podemos mais aceitar que a população de baixa renda seja tratada de maneira diferente”, lembrou.
Na ocasião, Edmir Chedid também comentou a emenda nº 7.191/2010, que sugere a instalação de um AME no Circuito das Águas. A sugestão está fundamentada no trabalho desenvolvido pelo AME “Durval Mantovaninni” instalado em Atibaia, em atendimento à solicitação apresenta pelo parlamentar ao Governo do Estado. “Apesar da relativa proximidade entre Atibaia e o Circuito das Águas, demonstrei que a distância ainda é uma grande barreira para a nossa população”, argumentou.
Além de desafogar os serviços de emergência e de urgência das Santas Casas e das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a construção do Hospital Regional e a instalação do AME resultariam em mais conforto à população que não possui acesso aos serviços privados de saúde. As propostas foram encaminhadas aos relatores do Projeto de Lei Orçamentária, em tramitação na Assembleia Legislativa, que deverão apresentar seus pareceres na primeira quinzena de dezembro.
IAMSPE
O deputado estadual Edmir Chedid também apresentou a emenda nº 8.788/10 ao Projeto de Lei Orçamentária, que prevê um reajuste de R$ 20 milhões destinados ao HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual “Dr. Francisco Morato de Oliveira”). Segundo o parlamentar, a proposta tem por objetivo reforçar os recursos do Estado que são colocados à disposição do IAMSPE para compensar a falta de contribuição patronal do Poder Executivo dos 2% devidos ao HSPE.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP