Deputado estadual Edmir Chedid disse que os alunos da rede pública de outros municípios também poderão se inscrever nos cursos de idiomas.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, abriu as inscrições para os cursos de idiomas dos CELs (Centros de Estudos de Línguas), com início previsto em fevereiro de 2011. No local, todos os estudantes da rede pública estadual de ensino, que cursam a partir da sétima série do Ensino Fundamental, poderão aprender inglês, espanhol, francês, italiano, japonês e alemão gratuitamente. Na Região Bragantina, há um centro implantado em atendimento ao pedido feito pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas).
Este Centro de Estudos de Línguas irá oferecer aos alunos da rede pública a possibilidade de aprendizado de uma segunda língua estrangeira, além do inglês, que integra o currículo escolar. A intenção do programa é promover as oportunidades em relação ao desenvolvimento das formas de expressão linguística, fundamentadas a partir do enriquecimento curricular, do acesso aos debates e às discussões em relação às experiências culturais, além da ampliação das habilidades para inserção do aluno no mercado de trabalho.
Segundo o deputado estadual Edmir Chedid, os cursos serão realizados em seis semestres, com 480 horas de duração, ou, no caso da língua inglesa, 120h de duração em dois semestres. Os interessados podem se inscrever em uma das 99 unidades dos CELs, divididas em 20 na capital, 17 na Região Metropolitana de São Paulo e, ainda, 62 nos municípios do interior. “É importante lembrar que o aluno não precisa estar matriculado na escola que oferece o curso, mas em qualquer escola da rede pública estadual”, destacou.
Em Bragança Paulista, o Centro de Estudos de Línguas está instalado no prédio anexo à EE Ministro Alcindo Bueno de Assis, que fica na Rua Cel. Luís Leme, 381, centro. De acordo com o parlamentar, a intenção é que os cursos também beneficiem os alunos de municípios doe entorno. “Os cursos irão ocorrer na EEMABA, como é popularmente conhecida esta unidade de ensino. Porém, os alunos da rede pública estadual de ensino de outros municípios também poderão se inscrever nos cursos, pois se trata de um programa oferecido em nível regional”, concluiu.
O programa do Centro de Estudos de Línguas foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação há 12 anos em cumprimento à decisão do Governo do Estado de São Paulo de integrar o Brasil à Comunidade Latino-Americana. Por meio dele, dois alunos do Ensino Médio foram premiados com viagens para a França, custeadas pelo Consulado Francês. A expectativa é que os Centros de Estudos de Línguas sejam implantados em vários municípios da região, conforme indicação do deputado estadual Edmir Chedid à Secretaria de Estado da Educação.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP