Solicitação do deputado estadual Edmir Chedid foi apresentada ao delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, em visita a Bragança Paulista.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) solicitou nesta terça-feira, 09, maior rigor da Polícia Civil do Estado de São Paulo na prevenção e no combate ao tráfico de entorpecentes. Segundo o parlamentar, também é necessário promover mais debates em relação às políticas públicas que tenham por intenção contribuir com as atividades policiais. Esta solicitação ocorreu durante a visita do delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, ao Complexo de Delegacias de Investigações Especializadas de Bragança Paulista.
Mesmo diante às diferentes abordagens para se avaliar a situação do consumo e tráfico de entorpecentes no Estado, que aparecem fundamentadas nos indicadores de consumo, nas pesquisas populacionais e nos estudos etnográficos, Edmir Chedid demonstrou sua preocupação frente à problemática observada em praticamente todos os municípios do Estado. Somente no primeiro trimestre deste ano, houve queda de 11% no índice de ocorrências policiais relacionadas ao tráfico de entorpecentes, em relação ao mesmo período de 2009.
O parlamentar afirmou que, apesar da queda registrada pela Polícia Civil, ainda é preciso investir em ações concretas que resultem na prevenção e no combate ao tráfico de entorpecentes. “A queda registrada nas ocorrências que envolvem o tráfico de entorpecentes é um forte indicador da produtividade policial no Estado e, ainda, em nível regional. Temos índices bastante satisfatórios na região, mas acredito que temos de considerar a persistência dos criminosos, que iludem os dependentes químicos e driblam a ação da polícia”, argumentou.
Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, garantiu que as ações policias estão sendo intensificadas em todo o Estado de São Paulo. Em nível regional, por exemplo, ele declarou que as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil têm sido consideradas exemplares às demais regiões. “Em Bragança Paulista, a queda é maior se comparada à média estadual. Afinal, hoje temos uma Polícia Civil mais atuante, com modernos equipamentos de transporte e comunicação, além de um atualizado sistema de informática”, disse.
Para o delegado seccional de Bragança Paulista, Fernão Dias da Silva Leme, a prevenção e o combate ao tráfico de entorpecentes também serão intensificados a partir do trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Complexo de Delegacias de Investigações Especializadas, que fica na Variante do Taboão. Este complexo é formado pelo 3º Distrito Policial / CIP (Central de Inteligência Policial), pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e pela DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes).
Ele afirmou que a estrutura física montada para a investigação criminal é considerada de “primeiro mundo”, pois possui uma série de equipamentos que auxiliam os policiais civis em suas atividades. “A Polícia Civil está crescendo cada vez mais devido ao apoio do Poder Legislativo Estadual. Neste sentido, o deputado estadual Edmir Chedid tem sido fundamental por entender nossas dificuldades e atender as nossas reivindicações, principalmente em relação às angústias quanto à revisão salarial e ao aumento de efetivo”, concluiu.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP