Concessionária não informou investimento total das obras. Deputado estadual Edmir Chedid declarou que os investimentos são do BNDES.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), informou nesta sexta-feira, 29, que a Autopista Fernão Dias, concessionária da BR-381, iniciou as obras de construção do trevo de acesso no quilômetro 19,2 da Rodovia Fernão Dias. Este trecho corresponde ao acesso da rodovia ao município de Piracaia, conforme a reivindicação que foi apresentada pelo parlamentar à empresa concessionária.
Edmir Chedid explicou que a implantação do trevo ocorreu no início deste mês, a partir da avaliação de técnicos e engenheiros. “O investimento nesta obra partiu do Governo Federal, por intermédio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e deverá estar concluída em fevereiro do próximo ano. Apesar do anúncio das obras, a empresa concessionária da BR-381 não informou o valor total do investimento previsto”, argumentou.
Segundo o parlamentar, as obras no trevo de acesso a Piracaia – que também oferecer acesso ao Bairro da Água Comprida, em Bragança Paulista – integram um conjunto de 22 intervenções previstas em contrato entre a Autopista Fernão Dias e o Governo Federal. “O projeto do trevo localizado no km 10,4 (acesso secundário a Bragança Paulista) foi aprovado, licitado e aguarda a liberação da licença ambiental. Enfim, esperamos que as obras resultem em melhorias concretas”, disse.
A concessionária Autopista Fernão Dias informou que os projetos para a construção de trevos nos quilômetros 12,2 (Guaripocaba II), 15,8 (Bairro dos Bacci), 25,8 e 32,9, em Bragança Paulista, encontram-se em andamento. “Toda a execução destas obras será acompanhada pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa. Assim que estiver concluída, convidaremos os representantes da empresa para apresentar os resultados à comissão”, comentou.
Trevos de Acesso
No início do ano, o diretor-presidente da Autopista Fernão Dias, Omar de Castro Ribeiro Júnior, havia informado ao deputado estadual Edmir Chedid que a empresa dependia da dispensa de licenciamento ambiental para o início das obras dos trevos de acesso. Na ocasião, ele informou que todos os projetos estavam concluídos e autorizados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A última etapa era de responsabilidade do IBAMA.
A aprovação dos projetos da Autopista Fernão Dias ocorreu somente após o reconhecimento pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de que os trevos de acesso estavam inacabados. “Em depoimento à Comissão de Transportes e Comunicações, a empresa declarou que, ao assumir a concessão da Rodovia Fernão Dias, os trechos de acesso estavam inacabados, mas constavam como ‘concluídos’ para o DNIT”, afirmou Edmir Chedid.
Mesmo diante do embate burocrático criado por ocasião da informação sobre a conclusão dos trechos de acesso da rodovia, a Autopista Fernão Dias também afirmou ter solicitado a dispensa de licenciamento ambiental ao IBAMA, em 2009. “Isso demonstrou que havia, por parte desta empresa, interesse em resolver o problema dos motoristas que utilizam estes trechos de acesso entre a Rod. Fernão Dias e os municípios de Piracaia e Vargem”, finalizou.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP