Secretário da Saúde presta esclarecimentos à comissão parlamentar

Secretário da Saúde presta esclarecimentos à comissão parlamentar

22 de junho de 2020

SÃO PAULO – O secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, garantiu nesta segunda-feira (22) que o governo continua empenhado no combate à pandemia do coronavírus e no tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. A afirmação ocorreu à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), que retomou suas atividades em ambiente virtual depois de três meses de atividades suspensas pela decretação de estado de calamidade pública em decorrência da doença.

Atualmente, o Estado de São Paulo possui 221.973 casos confirmados de Covid-19, com 12.634 óbitos registrados, segundo relatório apresentado pelo secretário aos parlamentares. Na ocasião, José Henrique Germann Ferreira relatou ainda as atividades desempenhadas por profissionais nos equipamentos que foram especialmente adaptados ou montados para o recebimento e o tratamento dos pacientes com a Covid-19 – hospitais de campanha – na capital, interior e litoral do Estado.

“A partir de agora teremos que reavaliar todos os equipamentos, pois notamos um crescimento maior dos casos da doença nos municípios do interior e litoral. Isso não significa, no entanto, que estamos tranquilos em relação aos casos já registrados aqui na capital paulista”, disse o secretário na reunião em ambiente virtual.
José Henrique Germann Ferreira também discorreu sobre os investimentos do governo estadual efetuados a fim de garantir a segurança da população e também dos profissionais da saúde pública, com destaque à compra materiais de uso diário e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Falou também sobre a aquisição de equipamentos e das parcerias com as instituições públicas e privadas no enfrentamento da pandemia do coronavírus e do tratamento dos pacientes com Covid-19.

“A partir das próximas semanas, a atividade do governo estadual deverá ser avaliada pela Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão. Esta função cabe ao parlamento, que poderá exigir outros documentos ao secretário Germann Ferreira”, comentou o deputado Edmir Chedid (DEM), membro da Comissão de Saúde.

Imagem de Arquivo: José Henrique Germann Ferreira, secretário de Estado da Saúde.

 

Análise
Edmir Chedid explicou que o relatório apresentado pelo secretário José Henrique Germann Ferreira à Assembleia Legislativa também foi elaborado a partir do envio de documentos dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) – há 14 unidades em nível estadual. Estes documentos foram analisados pelo Centro de Contingência do Estado, criado para cuidar das atividades instituídas com a finalidade de conter a pandemia e tratar os pacientes diagnosticados no Estado de São Paulo.

“A análise deverá ser feita pela Assembleia Legislativa. Afinal, nas últimas semanas, por exemplo, temos acompanhamos os relatórios parciais dos Departamentos, como os de Campinas (DRS VII) e de São João da Boa Vista (DRS XIV). A intenção é formar um documento completo que poderá servir de referência para os demais parlamentares que não atuam na Comissão de Saúde. A ideia é que tudo esteja pronto quando a situação estiver mais próxima à da normalidade”, concluiu.

A Comissão de Saúde voltará a se reunir periodicamente, por meio de ambiente virtual, para analisar todas as demais propostas sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa, como os Projetos de Leis e os requerimentos parlamentares. A próxima reunião deverá ocorrer na entre os dias 29 de junho e primeiro de julho.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

 

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118