Parlamentar declara apoio à Campanha Corta-Fogo do governo estadual

Parlamentar declara apoio à Campanha Corta-Fogo do governo estadual

19 de junho de 2020

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) declarou nesta sexta-feira (19) apoio para a Campanha Corta-Fogo, desenvolvida pelo governo estadual. A atividade contempla a Lei Estadual 10.547/2000 e o Decreto Estadual 56.571/2020, que resultaram na criação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

A Campanha Corta-Fogo foi intensificada pelo governo com a finalidade de combater, controlar e monitorar as ocorrências de incêndios florestais, bastante comuns durante o período de estiagem. “Estes incêndios são frequentes nesta época do ano, o que impacta negativamente a fauna e a flora. Também causam prejuízos econômicos, degradam solos e oferecem riscos de acidentes”, disse.

De acordo com o parlamentar, para cumprir os objetivos, a Operação Corta-Fogo já desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, sendo dividida em três fases – verde, amarela e vermelha – a partir da constatação das necessidades identificadas no Estado. “As atividades contam com a participação de diferentes níveis de governo, empresas e ainda da comunidade.”

Edmir Chedid explicou que, entre junho e outubro, período que requer medidas emergenciais amplas e coordenadas, será ativada a fase vermelha da campanha, com foco no combate ao fogo e na fiscalização repressiva, bem como de intensificação das estratégias de comunicação. “A população, por exemplo, pode colaborar com denúncias sobre as queimadas irregulares”, concluiu.

 

Estatísticas
No ano passado, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente contabilizou 110 ocorrências e 2.987 hectares atingidos pelo fogo. Apesar de elevados, os indicadores apontaram uma redução de 18% no número de ocorrências e 16% de diminuição de áreas afetadas em comparação com 2018, que contabilizou 127 ocorrências e 3.543 hectares queimados, segundo o governo estadual.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

 

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118