SÃO PAULO – Para garantir a segurança dos internautas, o deputado Edmir Chedid (União) reiterou à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) o pedido para a ampliação das atividades criadas pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber). A iniciativa visa ainda assegurar o conforto da comunidade em compras e serviços realizados por sistema digital.
Segundo o parlamentar, a Polícia Civil cumpriu nos últimos dois anos mais de dois mil mandados de busca e apreensão contra criminosos que atuam exclusivamente na internet. “O número de ações desencadeadas pela DCCiber para identificar e responsabilizar estelionatários aumentou, o que comprova a eficácia das ações da Polícia Civil contra este tipo de crime organizado”, disse.
Para descobrir esquemas criminosos, os policiais precisam estar atentos a golpes que surgem quase que diariamente para identificar os suspeitos que se escondem na internet. “Todas as atividades estão fundamentadas em análises minuciosas da Polícia Civil. Além das investigações, parte das informações é recolhida por meio das apreensões feitas durante as ações contra os suspeitos”.
Edmir Chedid explicou que uma das dicas mais importantes é não clicar em links desconhecidos ou confiar em endereços de e-mail suspeitos. Em caso de dúvida, sempre ligue diretamente ao órgão responsável para verificar a informação. Também é recomendado ter um programa antivírus instalado no computador para impedir que os criminosos acessem as informações pessoais.
“Outra sugestão para evitar que os dados sejam expostos é ativar os mecanismos de segurança disponíveis nos dispositivos e aplicações, utilizar senhas seguras, ativar o duplo fator de autenticação, verificar a autenticidade dos sites e aplicativos utilizados, manter os aplicativos e dispositivos sempre atualizados e desconfiar de promessas de lucro incompatíveis com o mercado”, concluiu.
Imagem: Ações da Polícia Civil têm por finalidade identificar criminosos que agem na internet.
Denuncie
É importante registrar boletim de ocorrência, inclusive pela Delegacia Eletrônica, para auxiliar nas investigações da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 96660 1410
SÃO PAULO, 25/09/2024