TRAJETÓRIA

EDMIR CHEDID

Advogado e empresário, com reconhecida e sólida carreira política – cuja ascensão é acompanhada pela população e pelos demais parlamentares – Edmir Chedid é "o deputado que ajuda a cidade". Sua base teórica foi fundamentada no curso Técnico em Contabilidade, pela Escola de Comércio Romeu de Campos Vergal, e da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, de Bragança Paulista, sendo que sua prática se deve aos dois mandatos de vereador que obteve em Serra Negra e aos quatro mandatos consecutivos como deputado estadual.

No total, são mais de 20 anos de vida dedicada à população, sempre filiado ao Partido dos Democratas (antigo PFL, Partido da Frente Liberal, que foi extinto em 2007). Com "a força das novas idéias", Edmir Chedid representa a nova fase do partido, que alia a ideologia política partidária à sua determinação em trabalhar e conquistar benefícios à população, marcando, desta forma, sua exemplar e elogiada trajetória.

 

O POLÍTICO

O espírito empreendedor, aliado à determinação marcante e desafiadora, caracteriza o perfil de Edmir Chedid, que foi eleito vereador aos 24 anos de idade em Serra Negra. Foram dois mandatos consecutivos onde pode colocar em prática seus planos e objetivos em relação às políticas públicas necessárias ao bem-estar da população, implementando programas e projetos socioculturais, além dos destinados às áreas da saúde, educação, emprego etc. Devido sua grande atuação como vereador, ocupou a Presidência da Câmara Municipal de Serra Negra por dois anos.

Seis anos mais tarde, devido ao seu trabalho frente ao Poder Legislativo de Serra Negra lhe rendeu um cargo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, se elegendo deputado estadual. Na primeira eleição, com 34.745 votos, teve participação comprovada em mais de 170 municípios. Com 29 anos de idade, foi um dos mais jovens políticos eleitos no Estado de São Paulo.

Reconhecido e respeitado pela população e pela imprensa, Edmir Chedid foi conduzido por mais três vezes consecutivas ao cargo: 1998 (com 49.025 votos em mais de 320 municípios); 2002 (com 88.021 votos em mais de 521 municípios); e em 2006 (com 78.583 votos em 537 municípios).

 

O DEPUTADO 

Com um grande trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa e junto às ações do Governo do Estado, em 1998, Edmir Chedid foi escolhido para liderar os deputados estaduais do então PFL. Na liderança, permaneceu até fevereiro de 2001, sendo que em março de 2005 foi reconduzido à liderança do partido, na qual permaneceu até 14 de março de 2007.

A seriedade com que conduziu o trabalho lhe rendeu a presidência da CPI dos Combustíveis, instaurada em fevereiro de 2001. Desta forma, passou a conduzir um dos mais longos e difíceis trabalhos já realizados pela Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo, cujas considerações finais resultaram na origem da criação da Lei nº. 11.929. Esta Lei, promulgada pelo Governador José Serra em 12 de abril de 2005 – que foi motivo de polêmica entre o setor e de orgulho entre os parlamentares –, determina a cassação da inscrição no cadastro do ICMS dos postos de combustíveis flagrados comercializando produto adulterado. Em 14 meses de operação, a CPI conseguiu desmantelar quadrilhas organizadas e, principalmente, punir criminosos.

O deputado estadual Edmir Chedid também foi relator da Comissão de Finanças e Orçamento, realizada no biênio em 2005/2006, sendo responsável pelos dois projetos mais importantes que anualmente tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: o da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o do Orçamento Estadual. Na prática, isso significa que Edmir Chedid foi um dos responsáveis por implantar audiências públicas em todo o Estado de São Paulo, participando ativamente do processo que garantiu o envolvimento da sociedade no debate sobre a aplicação dos recursos públicos a partir das críticas, dúvidas e sugestões de todos os cidadãos.

Além disso, também participou de outras comissões, como a CPI dos Pedágios e a CPI da Guerra Fiscal. Foi presidente da Comissão de Fiscalização e Controle e da Comissão de Assuntos Metropolitanos. Em 2007, respondeu pela relatoria da Comissão de Investigação do Acidente na Linha 4 do Metrô, em São Paulo.

Atualmente, o deputado estadual Edmir Chedid é o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, responsável pelos assuntos relativos aos transportes – rodoviários, hidroviários e aéreos –, bem como da fiscalização ao setor das comunicações de maneira geral.

É importante destacar que, nestes quatro mandatos em que atua como deputado estadual, Edmir Chedid também foi eleito 2° Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e 2º Secretário da maior casa de leis em nível estadual do país.

 

LEIS E PROJETOS 

Edmir Chedid é o autor de importantes Leis que vigoram no Estado de São Paulo. Dentre elas, está a do "Teste do Pezinho", que tornou sua realização obrigatória, gratuitamente, em todos os hospitais e maternidades. Este teste é fundamental, pois detecta uma série de doenças que acometem as crianças em seus primeiros dias de vida.

Entre os mais de 150 Projetos de Lei que apresentou em benefício da população que vive no Estado de São Paulo, destacam-se iniciativas como, por exemplo, a Lei que assegura a utilização de mão-de-obra da população carcerária para a execução de serviços e a produção de bens; a criação do "Adote uma Estância", que tem por finalidade a participação do setor privado na gestão dos negócios públicos, visando o fomento da atividade turística; a isenção de ICMS na aquisição de ambulâncias pelas prefeituras; a compatibilização da jornada em estágio, cumprida pelo estudante em seu horário escolar; a isenção do ICMS na aquisição de automóvel novo por pessoa portadora de deficiência física, visual ou mental e aos autistas; a obrigatoriedade da adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas faculdades, universidades e escolas públicas do Estado.

Além dos Projetos de Lei apresentados na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edmir Chedid possui dois projetos na área sociocultural: o "Projeto Estimulando", desenvolvido desde 2001 com a finalidade de promover o acesso de estudantes ao palácio Nove de Julho (sede da Assembleia legislativa) e o "Projeto Cine Estimulando", que leva às comunidades cultura e diversão através do cinema.

Outras opções: voltar imprimir